Erwin Mierisch, profissional de cafés especiais de longa data, foi nomeado diretor executivo da organização sem fins lucrativos irmã Copa da Excelência (COE em inglês) e o Aliança para a Excelência do Café (ACE em Inglês).
Os grupos baseados em Portland começaram a busca por um novo líder após a renúncia de Darrin Daniel em março. Mierisch assumirá o cargo a partir de 14 de agosto.
Apesar de uma equipe relativamente pequena e de seu status sem fins lucrativos, o Cup of Excellence ocupa um lugar influente na indústria global de cafés especiais, mantendo aproximadamente uma dúzia de prestigiadas competições e leilões de café verde em todo o país que consistentemente alcançam preços que eclipsam exponencialmente o valor de mercado tradicional.
A organização sem fins lucrativos irmã do COE, ACE, tem a tarefa de promover a plataforma COE e, ao mesmo tempo, participar de várias outras atividades destinadas a promover a qualidade global do café e a celebrar e remunerar os produtores de café. O grupo mantém a série de Leilões de Coleções Particulares.
Com uma carreira nas Américas, Mierisch atuou como agricultor, exportador, torrefador e consultor. Recentemente, ele foi sócio da consultoria de cafés especiais com sede no Texas Café Direto da Fazenda. Parte de uma família multigeracional de produtores de café com raízes na Nicarágua e nos Estados Unidos, Mierisch traz profunda familiaridade com a programação COE e ACE para a posição executiva de ambos os grupos.
Em 2002, Mierisch ajudou a dar vida ao COE inaugural da Nicarágua e, desde então, tem sido o gerente de operações da competição no país. Representando a quarta geração da família Mierisch no café, ele já atuou como juiz principal e treinador do COE. Ele também foi um agricultor vencedor do COE e ajudou a coordenar o Leilão de Coleção Privada Los Favoritos.

“Com experiência e habilidade em primeira mão em todos os aspectos do Cup of Excellence e com empatia pelos produtores de café, o programa estará em boas mãos”, disse a presidente do COE, Noelia Villalobos, em um anúncio da ACE hoje. “Somos gratos por ele estar disposto a investir sua longa história e experiência em café no desenvolvimento de um futuro empolgante.”
Depois de estrear no Brasil, o Cup of Excellence, de 23 anos, já foi disputado em 15 países diferentes.
“Como produtor de café, vi em primeira mão os benefícios que COE e ACE trouxeram para os países e para os agricultores”, disse Mierisch no anúncio de hoje. “Meu objetivo é expandir esses benefícios, mas também garantir que as empresas sejam bem-sucedidas com seu apoio.”